# História II * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: História II * Carga-Horária: 60h (80h/a) ## EMENTA Principais formas de relações de trabalho no decorrer dos processos históricos nos mais diferentes espaços e tempos. Transformações políticas e econômicas por meio dos diferentes processos que resultaram na constituição dos estados democráticos contemporâneos. Transformações na vida e no trabalho perpetradas pelo advento da industrialização. ## PROGRAMA ### Objetivos * Apreender as principais formas de relações de trabalho no decorrer dos processos históricos nos mais diferentes espaços e tempos. * Compreender as transformações políticas e econômicas por meio dos diferentes processos que resultaram na constituição dos estados democráticos contemporâneos. * Analisar as transformações na vida e no trabalho perpetradas pelo advento da industrialização. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) EIXO TEMÁTICO: TEMPOS, ESPAÇOS E PRÁTICAS ECONÔMICAS E SOCIOCULTURAIS I Tema: Trabalho e Acumulação de Riqueza 1. Subtema - Relações de trabalho em distintas temporalidades: o A servidão no mundo antigo e no medievo. o A acumulação primitiva de capital na transição do feudalismo para o capitalismo o Escravidão primitiva, clássica, medieval e moderna. o O tráfico negreiro e os fundamentos da formação econômica e sociocultural brasileira o Do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil. II Tema: Formas de organização social e movimentos sociais 2. Subtema - Cidadania e democracia: a luta pela conquista de direitos: o Democracia e cidadania: da Grécia ao mundo contemporâneo. o Das revoluções liberais às revoluções socialistas. o Grupos sociais em conflito: revoltas e revoluções no Brasil. III Tema: Estruturas produtivas 3. Subtema - Máquinas, fogo e eletricidade: revolução tecnológica e industrialização. o Do tempo da natureza ao tempo da fábrica. o Imperialismo: fragmentação da produção e do espaço. o O processo de industrialização brasileiro. ### Procedimentos Metodológicos * Os conteúdos que compõem o Eixo Temático Tempos, espaços e práticas econômicas e socioculturais serão abordados por meio de problematizações. A organização dos conteúdos por temas e subtemas possibilitará o domínio de linguagens, a compreensão e a interpretação de fatos históricos, a solução de problemas e a construção de argumentação. Para tanto, serão empregados métodos e técnicas variados tais como: aulas expositivas, dinâmicas de grupo, análise de fontes e documentos históricos, pesquisas bibliográficas, pesquisas na Internet, práticas de estudo do meio e seminários. ### Recursos Didáticos * Parte desses métodos e técnicas são possíveis de serem realizados por meio de recursos convencionais de exposição didática, pesquisa e reflexões articuladas ao uso de tecnologias simples, como quadro, uso de mapas, fichas de registros, recortes de revistas, jornais, fotografias etc. A outra parte depende de tecnologias mais sofisticadas, como DVD player, data-show, computador, softwares e internet. ### Avaliação * As avaliações serão formativas e contínuas. Serão avaliados a produção intelectual do aluno, o domínio dos conteúdos, bem como sua capacidade de utilizar coerentemente as terminologias próprias do discurso historiográfico.