# Geografia (2º Ano) * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Geografia (2º Ano) * Carga-Horária: 60h (80h/a) ## EMENTA Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e dinâmica do espaço agrário. Problemas socioambientais na cidade e no campo. ## PROGRAMA ### Objetivos * Entender a dinâmica histórica, socioeconômica e política dos processos de industrialização e urbanização no mundo, Brasil e Rio Grande do Norte, bem como, as transformações no tempo e no espaço decorrentes destes processos; * Conhecer as especificidades do espaço agrário a partir da estrutura fundiária, da modernização da agricultura, bem como, das relações de trabalho, da contradição no uso e apropriação do solo, das tecnologias agrícolas e dos movimentos sociais que perpassam todo o meio rural; * Identificar os problemas socioambientais que afetam os meios urbano e rural na atualidade. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PROBLEMAS E DESAFIOS 1.1 Revolução industrial e espaço geográfico. 1.2 Os sistemas de produção: Fordismo e Toyotismo. 1.3 Indústria e urbanização. 1.4 A cidade e o setor terciário. 1.5 Rede urbana. 1.6 Industrialização e urbanização no Brasil e no RN. 1.7 Problemas socioambientais urbanos. 2. OS ESPAÇOS AGRÁRIOS: TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS 2.1 Estrutura fundiária. 2.2 Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. 2.3 Produção agropecuária. 2.4 Relações de trabalho e os movimentos sociais no campo. 2.5 A relação campo-cidade. 2.6 Espaço agrário brasileiro e potiguar. 2.7 Problemas socioambientais no campo. ### Procedimentos Metodológicos * Utilização do livro didático, complementando com o desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas; * Estudo dirigido (leitura, fichamento e discussão) de textos informativos, científicos, literários etc que tenham conteúdo de caráter geográfico; * Pesquisas em jornais, revistas e Internet; * Desenvolvimento de seminários e de debates; * Resolução de exercícios em sala (individuais e em grupo); * Exibição de filmes e documentários; * Desenvolvimento de projetos integradores; * Utilização de recursos cartográficos; * Confecção de maquetes e portfólios; * Produção de encenações teatrais e utilização de músicas; * Grupos de Observação e Grupos de Verbalização; * Realização de aulas de campo e visitas técnicas. ### Recursos Didáticos * Uso de quadro branco e pincel; * Projetor multimídia; * Mapas, globo terrestre, aerofotos, imagens de satélites) e de tecnologias informacionais da Geografia (SIG e GPS); ### Avaliação