# Geografia (1º Ano) * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Geografia (1º Ano) * Carga-Horária: 120h (160h/a) ## EMENTA A importância do estudo da Geografia ao longo do tempo. Conceitos da Geografia. Orientação e localização no espaço geográfico. As novas tecnologias e sua utilização no estudo da realidade. Os domínios da natureza e a relação sociedade-natureza e a questão ambiental. Produção do espaço geográfico no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Aspectos da dinâmica populacional no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. ## PROGRAMA ### Objetivos * Compreender e aplicar os conceitos básicos da geografia: espaço, território, região, lugar, escala e paisagem, tomando por base a leitura socioespacial do cotidiano. * Promover a leitura, análise e interpretação das várias formas de representação do espaço geográfico (mapas, gráficos, tabelas, imagens de satélites, aerofotos etc.), levando em consideração a relevância destas nos diferentes usos e apropriação do espaço. * Compreender a dinâmica do quadro natural nas dimensões globais, regionais e locais, considerando as suas implicações socioeconômicas e ambientais. * Conhecer a produção do espaço geográfico mundial, brasileiro e norte-rio-grandense, numa perspectiva política, cultural, econômica e social; * Compreender como as transformações no espaço geográfico, ao longo do tempo, refletem nos processos globais e locais de regionalização e formação dos blocos econômicos, bem como sua contribuição para a construção de diferentes identidades regionais; * Compreender a dinâmica populacional, os movimentos étnico-religiosos e sociais, como também as consequências destes para as transformações socioespaciais. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA 1.1. A produção do espaço geográfico. 1.2. Paisagem, Território, Lugar e Região. 1.3. A Escala geográfica e as diferentes perspectivas de análise da realidade. 2. SISTEMAS DE ORIENTAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO 2.1. Orientação e localização espacial. 2.2. Fusos horários. 2.3. Escala Cartográfica. 2.4. Projeções Cartográficas. 2.5. Representações cartográficas. 2.6. Novas tecnologias aplicadas à cartografia. 2.7. 3. DOMÍNIOS DA NATUREZA E A QUESTÃO AMBIENTAL 3.1. Elementos da dinâmica natural: estruturas geológicas, relevo, solo, clima, hidrografia e formações vegetais. 3.2. Os grandes domínios morfoclimáticos brasileiros. 3.3. O quadro natural do Rio Grande do Norte. 3.4. Questões ambientais: do global ao local. 3.5. A exploração dos recursos naturais e as fontes de energia. 4. PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO 4.1. A expansão do sistema capitalista. 4.2. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. 4.3. O mundo em transformação: do Pós-Guerra à “nova ordem mundial”. 4.4. Globalização e Meio técnico-científico-informacional. 4.5. Comércio internacional. 4.6. Regionalização mundial. 4.7. Formação socioeconômica e territorial do Brasil e do RN. 4.8. A questão regional no Brasil. 4.9. O Brasil e o RN no mundo globalizado. 5. DINÂMICA POPULACIONAL 5.1. Conceitos e Teorias demográficas. 5.2. Estrutura da população. 5.3. Movimentos migratórios. 5.4. População e mercado de trabalho no mundo globalizado. 5.5. Conflitos étnico-nacionalistas e reestruturação do território. 5.6. Dinâmica populacional brasileira e do RN. ### Procedimentos Metodológicos * Utilização do livro didático, complementando com o desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas; * Estudo dirigido (leitura, fichamento e discussão) de textos informativos, científicos, literários etc que tenham conteúdo de caráter geográfico; * Pesquisas em jornais, revistas e Internet; * Desenvolvimento de seminários e de debates; * Resolução de exercícios em sala (individuais e em grupo); * Exibição de filmes e documentários; * Desenvolvimento de projetos integradores; * Utilização de recursos cartográficos; * Confecção de maquetes e portfólios; * Produção de encenações teatrais e utilização de músicas; * Grupos de Observação e Grupos de Verbalização; * Realização de aulas de campo e visitas técnicas. ### Recursos Didáticos * Quadro branco e pincel; * Projetor multimídia; * Mapas, globo terrestre, aerofotos, imagens de satélites) e de tecnologias informacionais da Geografia (SIG e GPS); ### Avaliação Como forma de verificar o aprendizado do corpo discente na disciplina serão utilizados como instrumentos avaliativos: * Avaliações escritas e orais; * Realização de exercícios; * Análise de trabalhos escritos individuais e em grupos; * Participação em seminários, debates, júris simulados; * Confecção de cadernos temáticos e de portifólios; * Relatórios de aula de campo e visitas técnicas; * Gincanas temáticas; * Exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; * As avaliações ainda serão seguidas de uma auto-avaliação feita pelos alunos e pelos professores, de cada unidade. ### Bibliografia Básica 1. ADAS, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2004. 2. BOLIGIAN, Levon; BOLIGIAN, Andressa Tucartel Alves. Geografia: espaço e vivência. V. único 2. ed. São Paulo, Atual, 2007. 3. FELIPE, José Lacerda Alves; CARVALHO, Edílson Alves de. Atlas do Rio Grande do Norte. 2.ed. João Pessoa: Grafset, 2009. 4. FELIPE, José Lacerda Alves; CARVALHO, Edílson Alves de. Economia do Rio Grande do Norte. 2.ed. João Pessoa: Grafset, 2009. 5. LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Saraiva, 2010. 6. SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Scipione, 2011. 7. VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2011. ### Bibliografia Complementar 1. DURAND, Marie-Françoise et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009. 2. HAESBART, Rogério; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora