# Filosofia (2º Ano) * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Filosofia (2º Ano) * Carga-Horária: 30h (40h/a) ## EMENTA Filosofia prática: problemas da ética e de moral. A liberdade e a condição humana. Relação entre natureza e cultura a partir de pressupostos filosóficos. Dilemas morais e éticos da contemporaneidade. Estética: o belo e a arte em questão. ## PROGRAMA ### Objetivos * Investigar a fundamentação da ética e da moralidade do Ocidente e a relevância deste tema na compreensão de problemas da sociedade contemporânea. * Problematizar o conceito de belo na tradição filosófica e as suas implicações na educação do indivíduo para a percepção e fruição da arte. * Oportunizar aos alunos a experiência filosófica de pensar por conceitos a partir de problemas que envolvam o mundo do trabalho e as demandas sociais, politicas e éticas da sociedade tecnológica. * Oportunizar uma vivência filosófica que dê conta dos principais problemas que envolvem o mundo do trabalho e o conhecimento científico. * Fornecimento de elementos didáticos que possibilitem aos alunos o desenvolvimento e a tomada de posse de um referencial linguístico discursivo que os permita escolher, criticar e julgar os principais aspectos de sua prática profissional. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Moral e Ética 1.1 Natureza e cultura 1.2 Juízo Moral 1.3 Moral 1.4 Ética como filosofia moral 1.5 Ética e suas vertentes 1.6 Liberdade e determinismo 1.7 Dilemas morais da contemporaneidade 1.8 Condição humana 2. Estética 2.1 O belo em questão 2.2 A arte em questão ### Procedimentos Metodológicos * Sensibilização filosófica a partir dos referenciais culturais dos alunos; * Problematização dos principais temas da filosofia da ciência, ética e do trabalho a partir de oficinas debates e do uso das experiências de pensamento; * Construção dos principais conceitos relativos aos problemas levantados em sala de aula * Confronto dos conceitos produzidos pelos alunos com os referenciais da tradição filosófica e da história da filosofia. ### Recursos Didáticos * As aulas serão desenvolvidas com recursos que possibilitem a (re)construção da experiência filosófica em sala de aula (sensibilização, problematização, conceituação e confronto com a tradição) por meio do uso de recursos de suporte como textos filosóficos, livros didáticos, filmes, jogos ou mesmo experiências de pensamento que contextualizem os problemas e sensibilizem o aluno e ajudem a introdução de temas e conteúdos da filosofia a partir de uma visão crítica. ### Avaliação Avaliações discursivas, auto avaliação continuada, exercícios de construção e reconstrução de argumentos filosóficos presente em textos, jogos e oficinas em grupo a partir do uso de experiências de pensamento. ### Bibliografia Básica 1. ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: ATLAS, 2009. 2. BAGGINI, Julian. O porco filósofo: 100 experiências de pensamento para a vida cotidiana. Tradução de