# Educação Física (2º Ano) * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Educação Física (2º Ano) * Carga-Horária: 60h (80h/a) ## EMENTA Promover o conhecimento e a vivencia da pratica dos esportes considerando sua historia, princípios, objetivos, metodologia de ensino, elementos técnicos, aspectos táticos, condicionamento fisiológico, conceitos psicológicos, sentido de coletividade, relações sociais, culturais e econômicas como fenômenos inerentes ao esporte na contemporaneidade e suas implicações com o conceito de esporte educação no contexto da formação escolar. ### Objetivos Geral Desenvolver o conhecimento crítico-reflexivo acerca das práticas corporais esportiva assegurando a participação irrestrita dos educandos em todas as vivencias pertinentes a cultura de movimento. Específicos - Analisar o contexto histórico dos esportes compreendendo as suas transformações no decorrer do tempo. - Discutir aspectos técnicos e táticos dos esportes. - Vivenciar as práticas esportivas individuais e coletivas. - Analisar o contexto histórico das lutas compreendendo as suas transformações no decorrer do tempo. - Vivenciar diferentes tipos de lutas. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. O Esporte: 1.1. Histórico e evolução do esporte. 1.2. Tipos de esportes. 1.3. Fundamentos técnicos e táticos. 1.4. O esporte e a mídia. 1.5. Os investimentos e a tecnologia no esporte. 1.6. O doping no esporte. 1.7. O uso político e econômico do esporte. 1.8. O trabalho no esporte. 2. As Lutas. 2.1. Aspectos históricos e socioculturais das lutas. 2.2. Movimentos básicos. 2.3. Sentidos e significados filosóficos. 3. As Danças 3.1 Histórias das danças. 3.2 Tipos de dança. 3.3 Manifestações culturais da Dança. 3.4 Dança e consciência corporal. ### Procedimentos Metodológicos * Aulas dialogadas. * Aulas expositivas. * Vivências corporais. * Aulas de campo. * Oficinas pedagógicas. * Leitura e reflexão sobre textos. * Palestras. * Seminários. * Apreciação critica de vídeos, musicas, obras de arte. * Discussão de noticias e reportagens jornalísticas. * Pesquisa temática. ### Recursos Didáticos * Data show