# Educação Física (1º Ano) * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Educação Física (1º Ano) * Carga-Horária: 60h (80h/a) ## EMENTA Introduzir o educando no processo de aquisição do conhecimento sistematizado da cultura corporal de movimento. Desenvolver reflexões, pesquisas e vivencias acerca da relação corpo, natureza e cultura como princípios didáticos pedagógicos para a apropriação do conhecimento produzido pela cultura social e cientifica. ### Objetivos Geral Construir o conhecimento crítico-reflexivo acerca das práticas corporais assegurando a participação irrestrita dos educandos em todas as vivencias pertinentes à cultura de movimento. Específicos Diagnosticar e contextualizar as práticas corporais vivenciadas no ensino fundamental (1º ao 9º ano). Identificar, compreender e vivenciar de forma critica e criativa os diferentes tipos de jogos e suas aplicações. Identificar, compreender e vivenciar as formas de exercícios ginásticos e suas aplicações. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) 1. Cultura de movimento. 1.1 Conceitos e definições do movimento humano. 1.2 Contexto atual da Educação Física escolar no ensino médio. 2. Jogo 2.1 Conceitos 2.2 Tipos e aplicações. 2.3 Criações e ressignificação dos jogos. 2.4 Brinquedos e brincadeiras populares 3. Ginástica 3.1 Origem e evolução da ginástica. 3.2 Conceito e tipos da ginástica. 3.3 Exercícios físicos e saúde. 3.4 Aspectos biológicos, culturais e sociais do corpo. ### Procedimentos Metodológicos * Aulas dialogadas. * Aulas expositivas. * Vivencias corporais. * Aulas de campo. * Oficinas pedagógicas. * Leitura e reflexão sobre textos. * Palestras. * Seminários. * Apreciação critica de vídeos, músicas, obras de arte. * Discussão de noticias e reportagens jornalísticas. * Pesquisa temática. ### Recursos Didáticos * Projetor de slides * Textos, Dvd, Cd, livros, revistas * Bolas diversas * Cordas, bastões, arcos, colchonetes, halteres. * Material de sucata. * Sala de ginástica. * Piscina * Quadra.