# Arte: Artes Cênicas * Curso: Técnico Integrado em Informática * Disciplina: Arte: Artes Cênicas * Carga-Horária: 30h (40h/a) ## EMENTA Compreensão da arte como conhecimento estético, histórico e sociocultural. Estudo de produções artísticas em artes cênicas. Processos de produção em cênicas. ### Objetivos * Compreender e refletir sobre a arte como conhecimento construído numa perspectiva sócio-histórica e cultural. * Reconhecer as manifestações artísticas produzidas em seu contexto sociocultural no sentido de valorizá-las como bens representativos para a comunidade e para o campo da arte. * Compreender que cada sociedade constrói social e historicamente códigos artísticos e estéticos singulares que orientam a produção, a apreciação e a difusão da arte. * Vivenciar diferentes técnicas e materiais artísticos, a partir do seu corpo e de sua relação com o espaço e com o corpo do outro, no sentido de possibilitar a apreciação, a contextualização e a produção nas diferentes linguagens artísticas. * Estimular reflexões críticas sobre os discursos deterministas, homogeneizadores e excludentes no campo da arte. * Pesquisar e analisar as produções artísticas locais, nacionais e internacionais, a fim de compreender suas especificidades. ### Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos) * 1. O que é arte: linguagem, objeto de conhecimento, funções e produto. * 2. Arte e suas dimensões sob uma perspectiva multicultural: sociais, culturais, estéticas, históricas, econômicas e políticas. * 3 Arte na sociedade contemporânea: arte e cotidiano; arte como patrimônio cultural. * 4. As artes cênicas como objeto de conhecimento: Contextos sociais, culturais, estéticos, históricos, econômicos, políticos e individuais. * As diversas formas das artes cênicas: Teatro, circo, dança, ópera, teatro de animação, mímica e performance. * Elementos constitutivos do teatro: Dramaturgia, atuação, cenário, figurino, encenação, direção cênica, sonoplastia, coreografia, maquiagem, iluminação e espaço cênico. * Tendências estéticas e artísticas do teatro: Naturalistas, realistas, performáticas e tecnológicas. * O fazer teatral no Rio Grande do Norte: A diversidade das produções cênicas no Rio Grande do Norte. * O jogo teatral: Estrutura dramática (O quê? Quem? Onde?). Produção teatral: Leitura (descrição, interpretação, análise e contextualização) e produção de encenações. ### Procedimentos Metodológicos * Aulas expositivas e dialogadas; trabalhos em grupos e individuais; produções escritas; pesquisas; seminários; debates; exibição e apreciação de produções artísticas; * Atividades práticas individuais e coletivas nas diversas linguagens artísticas; * Elaboração de produções artísticas; * Aulas externas. ### Recursos Didáticos Para realização das aulas de arte são necessárias quatro salas ambientes e climatizadas: 1. Sala de aula equipada com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); aparelho de som, aparelho de DVD, quadro branco, cadeiras e mesas. 2. Espaço cênico amplo equipado com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); tratamento acústico adequado; equipamento de iluminação cênica, sistema de som, linóleo, cortinas, espelhos, praticáveis, cadeiras, bastões, camarim, armários, 3. Ateliê de artes visuais equipado com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); pia, bancadas, cavaletes, armários, organizador de papel, cadeiras; 4. Sala de música equipada com: multimídia completo (projetor de multimídia, computador, estabilizador, caixa de som, etc.); tratamento acústico adequado; aparelho de som, instrumentos musicais (percussivos, harmônicos e melódicos), estantes para partituras, armários, cadeiras; ### Avaliação