Sociologia (1º ano)
- Curso: Técnico Integrado em Informática
- Disciplina: Sociologia (1º ano)
- Carga-Horária: 30h (40h/a)
EMENTA
Sociologia como ciência. As relações indivíduo-sociedade. Os processos de socialização e sociabilidade. Grupos Sociais e Instituições Sociais. Sociologia e cotidiano.
PROGRAMA
Objetivos
- Compreender a Sociologia como ciência voltada para a análise e reflexão das relações sociais, propiciando uma visão crítica da realidade em que vive.
- Analisar os principais conceitos necessários para entender e intervir na sociedade contemporânea.
- Relacionar as discussões empreendidas para que possam contribuir para reflexão dos problemas atuais.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)
-
Sociologia: ciência da sociedade 1.1 A ciência e o conhecimento 1.2 O que é Sociologia 1.3 O contexto do surgimento da Sociologia 1.4 Os clássicos da Sociologia
-
Relações indivíduo-sociedade 2.1 Comunidade e sociedade 2.2 Relação social 2.3 Fato social, classes sociais e ação social.
-
Instituições sociais e Processos de socialização 3.1 Instituições e grupos sociais 3.2 Importância dos processos de socialização 3.3 Sociabilidades contemporâneas: interações com a realidade
-
Sociologia e Cotidiano 4.1 Relações sociais na sociedade contemporânea 4.2 Trabalho e cotidiano
Procedimentos Metodológicos
- Aulas expositivas e dialogadas; leitura, compreensão e análise de textos; estudo dirigido; pesquisa e divulgação que incentivem o processo reflexivo e possível intervenção da realidade pesquisada; seminário e debates; oficinas; vídeos debate; exposições fotográficas, de poesias, músicas e vídeos; criação de ambientes virtuais (como por exemplo: blog, twitter, entre outros); aulas de campo.
- O desenvolvimento dos conteúdos podem ser relacionados às demais disciplinas do Ensino Básico e também Técnicas, permitindo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e integradores, de acordo com a realidade de cada curso e Campi.
Recursos Didáticos
- Quadro branco, pincéis para quadro branco, livro didático, livros (diversos), revistas, jornais (impressos e on- line), computadores, internet, datashow.
Avaliação
O processo avaliativo pode ocorrer de forma contínua, diagnóstica, mediadora e formativa. Nessa perspectiva, como formas de avaliar o aprendizado na disciplina serão utilizados como instrumentos avaliativos: avaliações escritas e orais; trabalhos escritos individuais e em grupos; participação em seminários, debates, júris simulados; confecção de cadernos temáticos; relatórios de aula de campo, de visitas técnicas, ou de pesquisas.
Bibliografia Básica
- COSTA, Cristina Maria Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2002.
- MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
- MEDEIROS, Bianca Freire. BOMENY, Helena. Tempos modernos, tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Do Brasil, 2010.