Programação Estruturada e Orientada a Objetos
- Curso: Técnico Integrado em Informática
- Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos
- Carga-Horária: 120h (160h/a)
EMENTA
Implementar algoritmos. Desenvolver programas utilizando os paradigmas de programação estrutura e orientada a objetos.
PROGRAMA
Objetivos
- Implementar algoritmos;
- Utilizar vetores, matrizes e registros em programas computacionais;
- Desenvolver bibliotecas de funções;
- Implementar aplicações em ambiente gráfico;
- Aplicar os conceitos básicos de orientação a objetos;
- Conhecer as coleções de objetos;
- Desenvolver aplicações usando linguagem de suporte ao Paradigma Orientado a Objetos;
- Desenvolver aplicações com interfaces gráficas com o usuário e armazenamento persistente;
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)
-
Implementação de algoritmos 1.1. Conceitos fundamentais 1.2. Tipos básicos de dados 1.3. Memória, constantes e variáveis. 1.4. Operadores aritméticos, lógicos e relacionais. 1.5. Comandos básicos de atribuição, de entrada e saída de dados. 1.6. Funções primitivas 1.7. Estruturas condicionais 1.8. Estruturas de repetição
-
Tipos estruturados de dados 2.1. Strings 2.2. Vetores e matrizes 2.3. Arquivos texto
-
Modularidade 3.1. Métodos estáticos (funções) 3.2. Passagem de parâmetros (por valor e referência) 3.3. Bibliotecas de vínculo estático
-
Introdução à orientação a objetos 4.1. Objetos, classes, referências, diagramas de classes. 4.2. Estado, comportamento, identidade, abstração e encapsulamento. 4.3. Atributos, métodos e construtores. 4.4. Herança e polimorfismo 4.5. Interfaces
-
Tratamento de exceções
-
Pacotes e espaços de nomes
-
Coleções de objetos 7.1. Listas, conjuntos e mapas. 7.2. Tipos genéricos
-
Serialização e persistência de objetos 8.1. Serialização de objetos 8.2. Arquivos e fluxos
-
Interface gráfica com o usuário