Educação Física (1º Ano)

  • Curso: Técnico Integrado em Informática
  • Disciplina: Educação Física (1º Ano)
  • Carga-Horária: 60h (80h/a)

EMENTA

Introduzir o educando no processo de aquisição do conhecimento sistematizado da cultura corporal de movimento. Desenvolver reflexões, pesquisas e vivencias acerca da relação corpo, natureza e cultura como princípios didáticos pedagógicos para a apropriação do conhecimento produzido pela cultura social e cientifica.

Objetivos

Geral Construir o conhecimento crítico-reflexivo acerca das práticas corporais assegurando a participação irrestrita dos educandos em todas as vivencias pertinentes à cultura de movimento.

Específicos

Diagnosticar e contextualizar as práticas corporais vivenciadas no ensino fundamental (1º ao 9º ano). Identificar, compreender e vivenciar de forma critica e criativa os diferentes tipos de jogos e suas aplicações. Identificar, compreender e vivenciar as formas de exercícios ginásticos e suas aplicações.

Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)

  1. Cultura de movimento. 1.1 Conceitos e definições do movimento humano. 1.2 Contexto atual da Educação Física escolar no ensino médio.

  2. Jogo 2.1 Conceitos 2.2 Tipos e aplicações. 2.3 Criações e ressignificação dos jogos. 2.4 Brinquedos e brincadeiras populares

  3. Ginástica 3.1 Origem e evolução da ginástica. 3.2 Conceito e tipos da ginástica. 3.3 Exercícios físicos e saúde. 3.4 Aspectos biológicos, culturais e sociais do corpo.

Procedimentos Metodológicos

  • Aulas dialogadas.
  • Aulas expositivas.
  • Vivencias corporais.
  • Aulas de campo.
  • Oficinas pedagógicas.
  • Leitura e reflexão sobre textos.
  • Palestras.
  • Seminários.
  • Apreciação critica de vídeos, músicas, obras de arte.
  • Discussão de noticias e reportagens jornalísticas.
  • Pesquisa temática.

Recursos Didáticos

  • Projetor de slides
  • Textos, Dvd, Cd, livros, revistas
  • Bolas diversas
  • Cordas, bastões, arcos, colchonetes, halteres.
  • Material de sucata.
  • Sala de ginástica.
  • Piscina
  • Quadra.