Educação Física (1º Ano)
- Curso: Técnico Integrado em Informática
- Disciplina: Educação Física (1º Ano)
- Carga-Horária: 60h (80h/a)
EMENTA
Introduzir o educando no processo de aquisição do conhecimento sistematizado da cultura corporal de movimento. Desenvolver reflexões, pesquisas e vivencias acerca da relação corpo, natureza e cultura como princípios didáticos pedagógicos para a apropriação do conhecimento produzido pela cultura social e cientifica.
Objetivos
Geral Construir o conhecimento crítico-reflexivo acerca das práticas corporais assegurando a participação irrestrita dos educandos em todas as vivencias pertinentes à cultura de movimento.
Específicos
Diagnosticar e contextualizar as práticas corporais vivenciadas no ensino fundamental (1º ao 9º ano). Identificar, compreender e vivenciar de forma critica e criativa os diferentes tipos de jogos e suas aplicações. Identificar, compreender e vivenciar as formas de exercícios ginásticos e suas aplicações.
Bases Científico-Tecnológicas (Conteúdos)
-
Cultura de movimento. 1.1 Conceitos e definições do movimento humano. 1.2 Contexto atual da Educação Física escolar no ensino médio.
-
Jogo 2.1 Conceitos 2.2 Tipos e aplicações. 2.3 Criações e ressignificação dos jogos. 2.4 Brinquedos e brincadeiras populares
-
Ginástica 3.1 Origem e evolução da ginástica. 3.2 Conceito e tipos da ginástica. 3.3 Exercícios físicos e saúde. 3.4 Aspectos biológicos, culturais e sociais do corpo.
Procedimentos Metodológicos
- Aulas dialogadas.
- Aulas expositivas.
- Vivencias corporais.
- Aulas de campo.
- Oficinas pedagógicas.
- Leitura e reflexão sobre textos.
- Palestras.
- Seminários.
- Apreciação critica de vídeos, músicas, obras de arte.
- Discussão de noticias e reportagens jornalísticas.
- Pesquisa temática.
Recursos Didáticos
- Projetor de slides
- Textos, Dvd, Cd, livros, revistas
- Bolas diversas
- Cordas, bastões, arcos, colchonetes, halteres.
- Material de sucata.
- Sala de ginástica.
- Piscina
- Quadra.